A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Lançamento do livro Teia de cordeis


LIVRO REGISTRA EXPOSIÇÃO DE CORDÉIS PORTUGUESES E BRASILEIROS
 
Editado por Maria Alice Amorim, acaba de ser publicado o livro-catálogo Teia de Cordéis que registra a exposição homônima, realizada no Museu de Arte Popular do Recife (MAP), entre março de 2011 e maio de 2012, desdobrada em duas expografias: Cordéis Portugueses/Coleção Arnaldo Saraiva e Cordéis Brasileiros/Coleção Maria Alice Amorim, sob a curadoria de ambos os colecionadores no tocante à exibição dos portugueses e somente sob a de Maria Alice Amorim quanto aos brasileiros. O livro conta com textos dos dois pesquisadores e colecionadores que cederam o acervo para a exposição. A publicação do catálogo é relevante por inventariar uma rara e pioneira mostra de mais de quinhentos exemplares de literatura de cordel de Portugal e do Brasil.

Contendo belas reproduções de capas de folhetos portugueses e brasileiros, o catálogo trata, pois, do registro dessa atividade museológica que, na primeira parte, se caracterizou por ter sido pioneira, em território nacional, quanto ao expressivo volume de literatura de cordel portuguesa aqui jamais antes exibido numa mesma ocasião e espaço, abarcando raras edições do período histórico em que foi prolífica a produção editorial de cordéis lusos: os séculos XVII, XVIII, XIX e XX, e mostrando inclusive um cordel português de 1602, então o mais antigo da coleção de Arnaldo Saraiva.

O livro deixa, ainda, registrado o conjunto dos folhetos brasileiros que foram exibidos na sequência à exposição portuguesa, e que abarcavam tanto a produção contemporânea de cordel, quanto a produção histórica de vigorosa expressão da cultura brasileira, de modo evidente relacionada a poéticas tradicionais procedentes da cultura portuguesa.

HISTÓRIA - Pelo que está registrado no catálogo, em referência aos dois momentos da exposição, percebe-se claramente, não apenas um repertório nordestino e nacional, construído por autores do Brasil, como também a presença de temas tradicionais que já circulavam entre as recorrências da narrativa popular portuguesa medieval, a exemplo do que Luís da Câmara Cascudo registra em Cinco Livros do Povo, ou seja, as narrativas referentes à Donzela Teodora, Princesa Magalona e Imperatriz Porcina, a Roberto do Diabo e João de Calais, todas elas contempladas nas vitrines do MAP, em variadas edições, de distintos séculos, quer portuguesas, quer brasileiras. Foram exibidos, ainda, folhetos que tratavam do heróico, do satírico, do religioso, das histórias de trancoso, contos pastoris, novelas de cavalaria, persistências temáticas que compõem significativa parcela de riquíssimo patrimônio cultural brasileiro.
 
Serviço: 
Lançamento do livro Teia de Cordeis

Quarta-feira, 24 de setembro às 19h

Gabinete Português de Leitura - Pernambuco
Rua Imperador Dom Pedro II, 290, Santo Antônio, 50010-240 - Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário