A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Condé Nast: Portugal é o melhor destino do mundo


Condé Nast: Portugal é o melhor destino do mundo

 Do site Boas Notícias


Portugal foi eleito o melhor destino do mundo para se viajar. Entre um total de 24 países, a Condé Nast Traveller, a mais prestigiada revista de viagens do mundo, escolheu Portugal pela primeira vez como o melhor país para se viajar em 2013.
 
Paisagem, gastronomia e praias foram os aspetos que mais pesaram na escolha do júri, que dá ainda especial destaque à simpatia do povo português. "É um ingrediente fundamental", escreve a revista. "Os portugueses seduzem-nos com o seu encanto e simpatia."
 
Para trás ficam 23 países dos quatro cantos do mundo, entre eles a Argentina, Brasil, Estados Unidos, Índia, França, México, Tailândia, Marrocos, Turquia e Espanha.
 
Em cinco edições, esta é a primeira vez que Portugal vence a categoria de melhor país nos prémios anuais da Condé Nast Traveller (CNT).

No resumo sobre a distinção, a revista fala do "especial encanto que é visível nas tradições do país, com cidades que combinam a modernidade com o peso visível da história, paisagens e praias que nos reconciliam com a Natureza".
 
Os prémios da CNT distinguiram ainda o melhor das viagens noutras 14 categorias.

Veja a lista completa dos vencedores dos prémios Condé Nast Travellers 2013 AQUI.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

É verão!

Fotografia Charles Lins
No caminho para escola minha filha Lara, no alto dos seus quatro anos, disse toda contente que o "senhor" da televisão (João Moleira da SIC Notícias) falou que hoje é verão. Ainda bem!!!

O verão 2013 começa hoje, sexta-feira (21) exatamente às 06h04 horas em Portugal! Para festejar a chegada da estação da luz posto esta fotografia de Olinda enviada pelo meu amigo Charles Lins, que reside em Suíça. Enquanto isso.. na minha terra começa hoje o inverno.

Lisboa em Si - orquestra com os sons da cidade



Nesta sexta-feira (21), a cidade de Lisboa será animada por um concerto inédito de sete minutos, com início às 22h (hora exata), executado por uma "orquestra" espalhada por mais de 15 igrejas, 25 embarcações, 6 eléctricos, 2 comboios e 6 corporações de bombeiros, com a interpretação a cargo de cerca de 100 músicos.

O objetivo é explorar as possibilidades musicais do anfiteatro natural de uma cidade à beira-rio, recorrendo ao aproveitamento dos sons característicos da cidade, como os apitos de embarcações, viaturas de bombeiros e comboios, sinos de igrejas e campainhas de eléctricos. Os músicos irão interpretar uma peça original, coordenados  via rádio e espalhados pela zona ribeirinha da cidade.

Locais como os miradouros da Graça, Santa Luzia e São Pedro de Alcântara, Castelo de São Jorge, Praça Camões, Terreiro do Paço e passeio ribeirinho da Ribeira das Naus são considerados pontos de escuta “privilegiada”, no entanto, a organização assegura que o concerto será audível dentro do perímetro onde o evento vai decorrer, isto é, em toda a zona ribeirinha da cidade de Lisboa, delineada a este pela igreja de Santo Estêvão, a oeste pela igreja de Santa Catarina e a norte pelo Miradouro de São Pedro de Alcântara.


Programa: 
21:59 - Início do clique do metronomo.
22:00:36 - Chamamento conjunto (pancadas Moliére): todos os instrumentos tocam 3 notas semi-longas.
22:00:43 - Disparo de very light - embarcação Principe Perfeito
22:00:45 - Silêncio: onda 'shshshshshshsh' pela cidade.
22:01:30 - Início do concerto.
22:08:30 - Último acorde. Chamamento con
junto (pancadas Moliére): todos os instrumentos tocam 3 notas semi-longas.

Saiba mais sobre o Lisboa em Si aqui

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Serra da Estrela em destaque no Travel Channel






               



A Serra da Estrela (Portugal)  foi  destaque no programa Travel Wild do Travel Channel, o canal de televisão sobre viagens e turismo mais visto do mundo.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Viva Pernambuco em Lisboa





Com direção musical de André Rio, cantor e compositor pernambucano com 20 anos de carreira e mais de 10 anos de história em turnês pela Europa e USA, o Show Viva Pernambuco vai contar com participação de Paulinho Leite e levar para o público uma mistura de sons e ritmos genuinamente pernambucanos como o frevo, forró, caboclinho, ciranda e mangue-beat com influências da MPB e bossa nova.

Show Viva Pernambuco
10/07 - Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro
Informações: Casa do Brasil de Lisboa:Tel 213.400.000

sábado, 15 de junho de 2013

Sintra e os seus mistérios



Vegetação da Serra de Sintra
 

Por  Maria do Céu Carvalho Dias*
Fotografias: Miguel Nuno Peixoto de Carvalho Dias


 Sintra é uma povoação sede de um concelho próximo de Lisboa e dos mais populosos de Portugal. Tem património construído de várias épocas históricas, bem como um excepcional património natural. Desde cedo entusiasmou o Homem, talvez porque Sintra está imbuída de um espírito mágico-religioso considerável. Os reis portugueses viveram e visitaram Sintra durante muitos séculos; só no século XVIII os palácios de Mafra e Queluz os fizeram esquecer esta zona, recuperada no século XIX pelo romântico Fernando II, marido de D. Maria II. Eça de Queirós colocou personagens de Os Maias a visitarem Sintra. Muitos artistas nacionais e estrangeiros ficaram emocionados e atraídos pela ambiência destas paragens. Glauber Rocha, cineasta brasileiro, morreu aos 42 anos, dizendo que Sintra era um lugar belo para morrer.
 
A Serra de Sintra transmite-nos um espírito mítico e simbólico com os monumentos megalíticos; com os nomes que lhe estão associados – Mons Sacer ou monte santo, Monte da Lua; pode-se considerar um pólo religioso da região saloia abastecedora de Lisboa, que olha o céu e vê o mar a dois passos; com a ocupação romana, de que frutificam resíduos de Villae senhoriais, enriquecidas por múltiplos espólios arqueológicos, em que se destacam São Miguel de Odrinhas; com a época muçulmana, que legou as azenhas, o linguajar, e, sobretudo, o “Castelo dos Mouros”. Esta fortificação terá sido erguida quando os árabes chegaram a Sintra (século VIII e IX) e lhe chamaram Xintara, Xentra ou Shantara.
 

Castelo dos Mouros
 Mais tarde Sintra é conquistada por D. Afonso Henriques (Século XII), recebe carta foral estabelecendo-se então o concelho de Sintra que se desenvolve cada vez mais. A propósito quero recordar lendas de “mouras encantadas”, como a da origem do local “Seteais” que é um palácio construído no século XVIII numa das extremidades da povoação e donde se abarcam panorâmicas lindíssimas, desde que não haja nevoeiro. Segundo esta lenda, após a conquista aos árabes, um dos primeiros cavaleiros cristãos a subir a serra de Xentra foi D. Mendo de Paiva que encontrou uma porta secreta por onde fugiam vários mouros. Com eles fugia também uma moura muito bonita com a sua velha aia. Quando viu o cavaleiro, a jovem suspirou. A aia pediu-lhe que não suspirasse mais. D. Mendo resolveu fazê-la prisioneira e ela voltou a suspirar. Este novo suspiro fez com que a aia contasse que a bela moura tinha sido amaldiçoada por uma feiticeira e que morreria no dia em que desse sete ais. Novo suspiro é dado pela jovem, mas como o cavaleiro não acreditou na história a moça dá outro suspiro. D. Mendo anuncia que as vai fazer prisioneiras e novo suspiro se ouve. Entretanto o cavaleiro afasta-se e surgem árabes que se preparam para levar as duas mulheres, mas antes cortam a cabeça à velha e a moura dá mais um ai (o sexto). O sétimo foi quando a jovem moura percebeu que também lhe iam cortar a cabeça. O cavaleiro cristão ficou muito desgostoso e deu àquele lugar o nome de Seteais que ainda hoje perdura.

Palácio Nacional de Sintra (Paço Real ou Palácio da Vila)
            Toda esta região está ligada a lendas de gigantes que se prendem com as origens de Portugal e que são reforçadas com a presença constante da Corte, desde o rei D. João I, no Paço Real da Vila que foi sendo remodelado ao gosto gótico, manuelino e islâmico. Muito interessante é encontrar neste paço espaços de sobrevivência islâmica como lagos, fontes e pátios ou toponímia como “Terreiro de Meca”. Lembremos a Sala dos Árabes, uma sala antiquíssima revestida de azulejos sevilhanos do século XV e uma fonte de mármore. Há também uma sala no 1º andar que nos recorda uma parte triste da História de Portugal do século XVII: um rei – D. Afonso VI – que não soube governar, foi deposto e preso até morrer aqui no Paço de Sintra.

Passemos agora ao cume da Serra de Sintra onde D. Manuel mandou erguer em 1511 o Mosteiro hieronimita de Nossa Senhora da Pena, também denominado “conventinho”. Outra vez “os ecos duma lenda antiga que nos conta que, andando D. Manuel a caçar pelo alto da serra e preocupado com novas da viagem de Vasco da Gama à Índia, avistou, de um dos picos onde existia uma ermida dedicada a Nossa Senhora da Penha, a nau de Nicolau Coelho a entrar a barra do Tejo. Pela graça concedida, o rei mandou construir o Mosteiro que mais tarde muito sofrerá com o terramoto de 1755.
Palácio da Pena

“Depois, muito depois, houve um príncipe da Baviera que teve um sonho. Chamava-se D. Fernando de Saxe Coburgo-Gotha e casou em 1836 com a nossa rainha D. Maria II, filha de D. Pedro IV de Portugal, o Pedro I, 1º imperador do Brasil. Homem detentor de uma sensibilidade invulgar e apurado gosto, adquiriu, a expensas próprias, as ruínas do antigo cenóbio (o conventinho) e toda a mata circundante, incluindo o Castelo dos Mouros. Mandou plantar o fabuloso Parque da Pena, verdadeiro museu botânico que contém espécies das mais variadas partes do mundo. Idealiza com o arquitecto prussiano barão de Eschewege um palácio mítico-mágico, baluarte do romantismo e revivalismo do século XIX.” Os apontamentos decorativos transmitem-nos muito do espírito da época influenciado por organizações secretas e ritualistas que vêm dos Irmãos Rosa-Cruz (século XVII), ou até mesmo dos Templários e da Maçonaria. Até os jardins e as estátuas que os decoram sofreram influências destes ideários. Não esqueçamos a origem alemã e a mentalidade germânica deste rei-consorte ou rei-artista: com ele chegou a Portugal a árvore de Natal e as decorações natalícias, como abetos e romãs, que hoje tanto apreciamos. O próprio Rei se vestia de S. Nicolau (o Pai Natal) e distribuía os presentes aos seus filhos.

Chalet da Condessa d’Edla
D. Maria II morre (1853) muito nova e D. Fernando acaba por casar com a reputada cantora de origem alemã – Elisa Frederica Hensler - Condessa d’Edla depois de ter recebido o título do Príncipe Ernesto II de Saxe. Tal como D. Fernando, era amante do Parque de Sintra e colabora com ele em inovações, como a vinda de espécies botânicas da América do Norte, onde vivera. É de sua autoria a planta de um Chalet, o Chalet da Condessa d’Edla que abriu agora ao público e cujo estilo arquitectónico é curiosíssimo e em cuja decoração é usada a cortiça.

Em Sintra as quintas, os chalets e os palacetes são a moda, por isso vamos encontrar, entre outros, o Parque e Palácio de Monserrate e a Quinta da Regaleira. Monserrate recebe no fim do século XVIII a construção de um palacete ao estilo neo-gótico; mas é o segundo arrendatário - Francis Cook -  que manda construir o pavilhão  de gosto orientalizante, que hoje podemos visitar, a par dos jardins com uma variedade imensa de espécies botânicas, lagos e espaços para festejar o romantismo do século XIX e a beleza natural no século XXI.


Quinta da Regaleira
A Quinta da Regaleira foi edificada no princípio do século XX ao sabor romântico e com construções nascendo no meio duma floresta luxuriante; é o resultado dos sonhos mito-mágicos do seu proprietário António Carvalho Monteiro (o Monteiro dos Milhões) e do arquitecto italiano Luigi Manini. Aqui encontramos as variadas correntes artísticas aliadas à glorificação da história nacional influenciada pelas tradições míticas e esotéricas.

É difícil descrever este espaço. É um lugar para se sentir. É necessário visitar e conhecer a cenografia dos jardins e das edificações, percorrer o Parque exótico, sentir a espiritualidade cristã na Capela da Santíssima Trindade e descer à sua cripta. Há espaços em profusão e feitos de lendas.

Para culminar uma visita deste tipo pode-se ainda descer por uma imensa escadaria em espiral ao monumental poço iniciático invocando os cavaleiros templários ou os mestres da maçonaria, ou respirar ar puro ao mesmo tempo que se olha o horizonte.

Se estiver em Sintra à hora do lanche não deixe de comer ou comprar umas queijadas e uns travesseiros, especialidades locais.

 Fontes:
- Guiões de visitas de estudo de alunos da Escola Secundária de Sampaio, Sesimbra a Sintra. História da Arte em Portugal, volumes 5 e 10. Lisboa Manuelina (1495-1521), Instituto Português de Museus.
- Camara Municipal de Sintra:  http://www.cm-sintra.pt

           
* Maria do Céu Carvalho Dias é formada em História pela Universidade Clássica de Lisboa e junto com Miguel Nuno Carvalho Dias edita o blog Covilhã subsídios para sua história
 

sexta-feira, 14 de junho de 2013

TAP apresenta seus novos "amenity kits"




A TAP apresenta seus novos "amenity kits", recicláveis, colecionáveis e decorados com reproduções de obras de arte da reconhecida artista brasileira Leda Catunda, da portuguesa Paula Rego e do angolano Antônio Ole. Os estojos contêm itens de conforto feitos com materiais 100% naturais e no interior da tampa há um perfil do artista.

Aprofundar a divulgação internacional dos valores da cultura brasileira, portuguesa e africana está ajustado com a estratégia da companhia de valorizar a ligação da TAP aos países de língua oficial portuguesa

quinta-feira, 13 de junho de 2013

O padroeiro de Lisboa


Imagem de Santo Antonio em Santo Estevão - Lisboa
Hoje é feriado em Lisboa. A cidade comemora o dia de Santo Antônio, seu padroeiro. Como devota do santo, todos os anos faço um bolo para ele. Depois coloco aqui a receita do bolo de milho que fiz este ano.

Fernando de seu nome de batismo, Santo António de Lisboa, ou Santo António de Pádua, nasceu por volta de 1195, em Lisboa, e morreu a 13 de junho de 1231, em Pádua, na Itália. Aos vinte anos professou a vida religios...a entre os Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, no Mosteiro de S. Vicente de Fora. Ordenado sacerdote em 1220, fez-se frade franciscano no eremitério de Santo Antão dos Olivais, partindo depois para Marrocos em missão de apostolado aos muçulmanos.Foi dos mais categorizados representantes da cultura cristã no período de transição da pré-escolástica para a escolástica. Figura notável pela sua erudição, impôs-se também pelo exemplo na pregação solene e doutrinal, na discussão com os hereges e no ensino nas escolas conventuais. Por isso, é ainda hoje considerado uma das personalidades franciscanas mais significativas.

Foi canonizado pelo papa Gregório IX, em 30 de maio de 1233. Em Pádua foi erigida uma conhecida basílica em sua memória, e lá se encontram as suas relíquias.

Fonte: Santo António de Lisboa. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Guia Portugal Contemporâneo


O Turismo de Portugal lançou o “Guia Portugal Contemporâneo”. Trata-se de uma plataforma digital dirigida às empresas do setor, com mais de 160 recursos em todas as regiões do País, nas categorias arquitetura, arte contemporânea, design e eventos. A nova ferramenta tem como objetivo ajudar a formatação de programas, conteúdos e serviços turísticos para captar novos e mais públicos nos produtos Touring Cultural e City Breaks.

O Guia foi desenvolvido em parceria com a Ordem dos Arquitetos, a secção portuguesa da Associação Internacional dos Críticos de Arte (AICA) o Museu do Design e da Moda (MUDE) e as Agências Regionais de Promoção Turística. Brevemente será disponibilizada a versão em inglês.


terça-feira, 4 de junho de 2013

Santo António de Lisboa





De 1º de junho a 7 de julho, o espaço cultural A Arte da Terra, junto à Sé de Lisboa, acolhe a 12ª exposição sobre Santo António, que reúne mais de 800 peças da autoria de uma centena de autores portugueses. A mostra integra o Programa das Festas da Cidade de Lisboa pelo sexto ano consecutivo.

A exposição de imagens do padroeiro da capital portuguesa pode ser vista todos os dias das 11h às 20h. O espaço fica ao lado da catedral lisboeta, que curiosamente está localizada a poucos metros da casa onde nasceu Santo António. A entrada é gratuita.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Programa mostra as belezas de Pernambuco

 
 
Imagine sua casa ser um hotel de luxo, uma pousada, uma barraca de camping ou até mesmo seu próprio carro? É o que acontece com o casal Simony e Helder Fraga. Apaixonados por Pernambuco, eles  unem o útil ao agradável,  aproveitam a vida e de sobra fazem o RUMO CERTO PERNAMBUCO, um programa de televisão que mostram toda a  diversidade cultural e climática, daquele pedaço do Brasil.

Curtindo o sol no litoral, com temperaturas entre 30 e 40 graus ou o frio no meio da neblina numa serra, a dupla vive muitas aventuras por onde passam, sempre rodeado de grandes amigos. O programa é exibido todos domingos pela TV Nova Nordeste, a partir das 17h30.
Quem está fora do Brasil pode acompanhar essa grande aventura pelo  site WWW.rumocertope.com.br,  no facebook e no twitter.

Os melhores terraços de Lisboa

O site http://visao.sapo.pt  publicou um roteiro com os melhores terraços de Lisboa para comer, beber e, sobretudo, ver a cidade. No topo de hotéis, em prédios de habitação, em antigos clubes ou associações, eles são verdadeiros paraísos, de onde a cidade é vista de forma privilegiada.

sábado, 1 de junho de 2013

Santo e Senha

Deixem passar quem vai na sua estrada.
Deixem passar
Quem vai cheio de noite e de luar.
Deixem passar e não lhe digam nada.

Deixem, que vai apenas
Beber água de Sonho a qualquer fonte;
Ou colher açucenas
A um jardim que ele lá sabe, ali defronte.

Vem da terra de todos, onde mora
E onde volta depois de amanhecer.
Deixem-no pois passar, agora

Que vai cheio de noite e solidão.
Que vai ser
Uma estrela no chão.

Miguel Torga -  Nasceu em São Martinho de Anta, 12 de agosto de 1907  e morreu em  Coimbra, 17 de janeiro de 1995) foi um dos mais influentes poetas e escritores portugueses do século XX. Destacou-se como poeta, contista e memorialista, mas escreveu também romances, peças de teatro e ensaios.

Inauguração das Festas de Lisboa 2013


Hoje começam as Festas de Lisboa'13, no Rossio, às 19h30. Os "P.I.G.S em festa" é o espetáculo da "alegre inauguração" por um banqueiro deprimido que trazem à capital portuguesa um mês de cultura. 
No site www.festasdelisboa.com está disponível toda a  programaçãodo evento.
 

Maria Bethânia em Portugal

Crédito: Annaclarice Almeida/DP/D.A Press

Maria Bethânia vai encerrar o Ano do Brasil em Portugal, promovendo um recital de poemas e textos de escritores portugueses, em maio às músicas de maior sucesso do seu repertório. Serão duas apresentações no Teatro Nacional do Porto, dias 7 e 8 e em Lisboa, no dia 10 de junho. Entre os escritores lusos selecionados, Fernando Pessoa, padre Antônio Vieira e Sophia de Mello Brayner.
Do blog João Alberto