A editora

Minha foto
Nasci no Recife, capital de Pernambuco, um dos 26 Estados do Brasil. Sou jornalista diplomada, amante da vida e de tudo que é positivo, verdadeiro e autêntico. Deixei as águas do Capibaribe, o mais famoso rio que banha o Recife. Atravessei o Oceano Atlântico e desaguei no rio Tejo, que acalenta Lisboa. E para aproximar esses dois lugares tão distantes mas com fortes ligações históricas e culturais, dei início a construção desta "ponte" Pernambuco-Portugal.

domingo, 27 de novembro de 2011

O fado é patrimônio imaterial da Humanidade


O fado é a partir de agora Patrimônio Imaterial da Humanidade. A candidatura do gênero musical português foi aprovada este domingo durante o VI Comité Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. A UNESCO distingue o fado enquanto tradição e expressão da identidade da cultura do país. Os peritos da Organização avaliaram o processo de candidatura português como exemplar.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Antonio Lavareda participa de seminário na Espanha

O cientista político Antonio Lavareda vai participar do Seminário Brasil Espanha sobre Comportamento Eleitoral, na Universidade Complutense de Madrid, Espanha. O pernambucano fará a conferência de abertura na próxima quinta-feira (24), com o tema Neuropolítica: O papel das emoções e do inconsciente nas campanhas.

Pernambuco terá carta de cachaça


 Pernambuco será o primeiro Estado do Brasil a ter uma carta de cachaça, um guia com informações históricas e de mercado do produto. O lançamento será um dos destaques da festa de 10 anos da Associação de Produtores de Cachaça e Rapadura, que acontece nesta quinta (24) na Cachaçaria Carvalheira.
A carta, que também terá versão virtual, será utilizada para capacitação de profissionais que atuam em bares, restaurantes e hotéis. Participam da edição deste ano cachaças produzidas pela Carvalheira, Engenho Água Doce, Pitú, Sanhaçu, Triumpho e 51.

Fonte: Blog Social 1

Laços de Sangue ganha Emmy

‘Laços de Sangue’ foi escolhida a melhor novela pelo 39th International Emmy Awards. O prêmio foi entregue ao diretor de entretenimento internacional da Rede Globo Guilherme Bokel e ao diretor-geral da SIC Luís Marques nesta segunda-feira (21) no Hilton Hotel em Nova York, durante o jantar de gala. Com supervisão de texto de Aguinaldo Silva, a novela é a primeira coprodução entre a Globo e a emissora portuguesa SIC.

‘Laços de Sangue’ concorreu com outros três finalistas: ‘Araguaia’, também da Rede Globo, “Contra las Cuerdas”, da Argentina e “Precious Hearts”, das Filipinas. Ao todo, foram 1.000 programas inscritos, de 61 países, para disputar os títulos das 10 diferentes categorias, que foram analisados por mais de 800 jurados de 67 países.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Abertas as inscrições para o Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro


O  Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro (FestFilmes)  está com inscrições abertas até o dia 31 de dezembro. Podem participar filmes dos países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP: Angola, Cabo Verde, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

TAP e ATA promovem Açores no Brasil


A TAP e a Associação de Turismo dos Açores (ATA) vão lançar na próxima semana no Brasil um programa de promoção do arquipélago, oferecendo uma passagem aérea para as ilhas a quem viajar para Portugal.

De 17 de novembro a 17 de dezembro, todos os brasileiros que adquirirem uma passagem aérea para Portugal recebem gratuitamente uma para visitar os Açores numa das rotas da TAP. O prazo da passagem aérea vigora até fevereiro de 2012.

Os Açores vão estar em destaque no pavilhão da TAP durante a Feira de Turismo de Gramado, no Rio Grande dso Sul, que decorre a partir da próxima semana e que conta com a presença de diversas autoridades açorianas.

Os Açores estão no topo das melhores ilhas do mundo em turismo sustentável.

Leia no Açoriano Oriental online

Fonte: Embaixada de Portugal no Brasil

Lisboa será um dos principais destinos dos turistas brasileiros nas férias de fim de ano


Parque das Nações, Lisboa
 O Turismo de Lisboa quer aproveitar o período de férias de fim de ano para elevar os índices positivos alcançados recentemente. Entre os meses de janeiro e agosto de 2011, houve aumento de mais de 24% dos visitantes brasileiros nos hotéis lisboetas em comparação com igual período do ano passado, o que corresponde a 418 mil dormidas (pernoites).

Além disso, uma pesquisa realizada nos principais aeroportos do país, entre os meses de julho e agosto, mostrou que 90% dos turistas brasileiros que viajaram para Portugal estiveram em Lisboa.

Para o viajante que procura por entretenimento aliado a modernidade, um dos pontos mais visitados é o famoso Parque das Nações, área que contempla o Oceanário, um dos maiores aquários do mundo, e outras opções como o Pavilhão do Conhecimento.

A viagem em Lisboa pode ter início ainda com um passeio pelas regiões mais tradicionais, como o Bairro Alto, o Chiado, a região do Carmo e a Baixa Pombalina, além da famosa Avenida da Liberdade, que está entre os lugares mais procurados pelos viajantes. E também pelos monumentos mais conhecidos, como a Torre de Belém, o Castelo de São Jorge e o Mosteiro dos Jerónimos, que dão testemunho de parte da rica história da capital portuguesa.

Fonte: Embaixada de Portugal no Brasil e BRASILTURIS Jornal

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Lisboa - Avenida do Brasil e Avenida do Rio de Janeiro


Por Maria do Céu Carvalho Dias *

Como temos vindo a constatar, em Lisboa há uma série de ruas, avenidas e praças que têm toponímia brasileira, certamente para homenagear o povo brasileiro e recordar os seus ilustres, bem como zonas que se relacionam com a história ou figuras do Brasil. Publicámos vários textos com a finalidade de dar a conhecer esta toponímia e por isso hoje queremos que conheçam a Avenida do Brasil e a Avenida do Rio de Janeiro, bem como a freguesia onde estão implantadas. Estas avenidas ficam na freguesia de S. João de Brito, o número 19 do mapa publicado neste blogue (1) Segundo a reforma administrativa que está em curso, esta freguesia une-se a outras e passar-se-á a chamar Alvalade.

A freguesia de S. João de Brito só nasceu em 1959 devido ao grande desenvolvimento que se processava na cidade de Lisboa. Claro que a zona, extensa, plana e aberta, já era conhecida e referida pelo menos desde o século XII, quando os cruzados que ajudaram D. Afonso Henriques a conquistar Lisboa aos Árabes em 1147, por ali acamparam. No princípio do século XIV, as zangas entre D. Dinis e o filho D. Afonso IV resolveram-se algures nos campos de Alvalade. João I de Castela acampou por ali no século XIV, quando veio exigir o trono em nome de sua mulher, D. Beatriz, filha de D. Fernando, embora nada tenha conseguido. Dadas as características orográficas aqui se praticavam exercícios militares e em 1580 é nestes campos de Alvalade que D. Sebastião revista as tropas que vão combater em Alcácer-Quibir, acompanhando o rei no seu sonho de conquista. Esta região, hoje completamente integrada na cidade, era pouco habitada, por ela passava um ribeiro que regava campos férteis com vinha, olival, searas, pomares e hortas. Como outras zonas, no passado arredores de Lisboa, os ares eram saudáveis e curativos, passando a ser chamariz para veraneio no século XVII e XVIII. Aos poucos o tráfego aumenta e com ele pontos de paragem e espaços industriais; mas só em meados do século XX desaparece o carácter rural da região, com a construção da Cidade Universitária (que nos anos sessenta eu já frequentei) e de bairros habitacionais para vários níveis sociais. A par da habitação, da rede viária e do metropolitano, que só em 1970-80 aqui começa a funcionar, vão sendo criadas escolas para vários níveis etários como o Liceu Dona Leonor, igrejas como a de S. João de Brito, campos de jogos como o 1º de Maio, cinemas como o Alvalade e Roma, hospitais como o Hospital Júlio de Matos, o Laboratório de Engenharia Civil, conceituado pela Europa fora.

Avenida do Brasil

A Avenida do Brasil (2) que antes era nomeada de Alferes Malheiro, passou a existir em 1948 e vai do Jardim do Campo Grande até à Praça do Aeroporto ou Rotunda do Relógio que certamente alguns de vocês já conhecem por lá passarem, quando chegam a Lisboa ou no regresso aos vossos países. Antes já havia a Praça do Brasil onde hoje é o Largo do Rato. (3) Para além de prédios dum lado e doutro, algumas lojas e restaurantes, aqui fica o Centro Hospitalar Psiquiátrico (o Hospital Júlio de Matos) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil. A Avenida do Brasil leva-nos para o Aeroporto e para norte de Portugal e do lado poente permite-nos descortinar a Cidade Universitária e o Arquivo Nacional da Torre do Tombo. (4)


Estádio 1º de Maio

A Avenida do Rio de Janeiro (2), antiga capital do Brasil – é em 1960 que Brasília passa a capital – faz a ligação entre a Avenida do Brasil e a Avenida dos Estados Unidos da América. Em 1948 foi atribuído este nome, mas já antes havia a praça do Rio de Janeiro, situada na actual Praça do Príncipe Real, ao Bairro Alto. Ao longo desta avenida encontramos prédios de habitação, lojas, o estádio 1º de Maio e vemos a Igreja de S. João de Brito.

Esta freguesia, bem como a do Campo Grande, Alvalade, S. Sebastião da Pedreira e Nossa Senhora de Fátima, os números 18 e 19 do nosso mapa das freguesias, (1) mostram a Lisboa de meados do século XX.

(1) Ver este blogue, 12 de Fevereiro 2011. (2) Observar a planta de Lisboa. (3) Ver neste blogue a Avenida Álvares Cabral. (4) Há uma parte da Avenida do Brasil que pertence à freguesia do Campo Grande.
Fontes – http://aps-ruasdelisboacomhistria.blogspot.com http://www.jf-sjbrito.pt/  

Veja neste blog os outros episódios da série Praças e Ruas de Lisboa:
- Praça D. Pedro IV:
- O Chiado:
- Avenida Álvares Cabral
- Praça Bernadino Machado:
- As freguesias de Lisboa:
- Belém - Lisboa. Do Museu da Electricidade até à Praça do Império:
- Belém – Lisboa. A Praça do Império:
- Avenida Almirante Gago Coutinho e Avenida Sacadura Cabral :
- Rua Cecília Meirlles:
- Rua Alexandre de Gusmão:
- Rua Pedro Calmon:
- Travessa do Enviado da Inglaterra:
- Praça do Marquês do Pombal:

* Maria do Céu Carvalho Dias é formada em História pela Universidade Clássica de Lisboa

Orquestra Popular da Bomba do Hemetério na Globo Internacional



A Globo Internacional vai exibir o show do DVD Jorrando Cultura ao Vivo, espetáculo do Maestro Forró com a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, gravado no Teatro de Santa Isabel, Recife-Pernambuco.

A apresentação será transmitida para mais de 100 países. No próximo sábado  (12/11) a emisssora exibe para a Europa o musical dirigido por  Alessandro Guedes. Confira os horários da programação:
- 16h50 - hora de Paris
- 15h50 - hora de Lisboa